Jejum Para Principiantes. Carlo Dixon
Чтение книги онлайн.

Читать онлайн книгу Jejum Para Principiantes - Carlo Dixon страница 11

Название: Jejum Para Principiantes

Автор: Carlo Dixon

Издательство: Tektime S.r.l.s.

Жанр: Кулинария

Серия:

isbn: 9788835424512

isbn:

СКАЧАТЬ alt="image"/> image image

      Capítulo 2: A obesidade e a dieta padrão americana

image 2

      A pandemia da obesidade

      Estamos nos matando apenas com uma colher e garfo. Em 2017, a obesidade ceifou mais vidas que acidentes de carro, terrorismo, e Alzheimer juntos! E os números estão subindo assustadoramente. A obesidade tem se tornado um problema que não podemos mais ignorar.

      Você erraria ao pensar que a obesidade é um problema que afeta apenas as economias do primeiro mundo. Mesmo as nações desenvolvidas estão sofrendo com a elevação do número de obesos. Então vem a grande pergunta: qual a principal força por trás dessa epidemia?

      De acordo com nova pesquisa publicada no New England Journal of Medicine, a ingestão excessiva de calorias e a falta de exercícios são os vilões.

      A maioria das cadeias americanas de fast food são globais atualmente. As fast foods, que são particularmente saturadas de calorias, têm um grande apelo para as pessoas em todo o mundo por conta de seu baixo preço e sabor. Então, a maioria das pessoas são fisgadas pela dieta com fast foods, e lentamente começam a mergulhar na obesidade.

      Os Estados Unidos reconhecem na obesidade um problema de saúde, e os legisladores têm requerido aumento de impostos para as fast foods e bebidas açucaradas, embora para a pessoa viciada nesse tipo de alimento o aumento dos preços não signifiquem um desencorajamento no consumo de seu vício. Seria preciso uma mudança total no estilo de vida.

      Apenas os exercícios não vão ajudar; não importa quão poderosas sejam as repetições, ou elevação de pernas, ou qualquer coisa que você tente na academia, nada pode te salvar de uma dieta terrível.

      E aqui está o fim da picada: a taxa de obesidade infantil tem ultrapassado a dos adultos. Uma situação terrível, terrível, considerando que a obesidade infantil quase sempre leva a complicações cardíacas na vida adulta.

      Por que somos tão obesos?

       Escolhas alimentares pobres

      A razão número um do por que somos tão obesos é por causa das nossas escolhas alimentares. Começos demais do alimento errado, e a maior parte desse sequer é gasto, então, se torna depositado na forma de gordura.

       Genética ruim

      É verdade que algumas pessoas são geneticamente predispostas a ganhar mais peso. Suas genéticas as levam a ter sinais de fome anormais, então seus corpos as pressionam a consumir mais alimento.

       Falta de atividades energéticas

      Nossas vidas diárias modernas envolvem apenas tarefas que demandam exercícios físicos leves, em contrate com eras passadas. Naquele tempo, as pessoas gastavam muita energia em suas atividades físicas para sobreviver em ambientes impiedosos. A maioria dos alimentos que eles consumiam era efetivamente utilizada. Mas hoje, graças a nossos avanços tecnológicos, nos privamos de atividades diárias desgastantes fisicamente. Isso faz com que seja difícil gastar a energia dos alimentos, e o corpo opta por armazená-la como gordura.

       Problemas psicológicos

      Alguns de nós reagimos ao mau humor com a ingestão de alimentos – principalmente os muito calóricos – pois o sabor das fast foods têm um grande apelo para nossas emoções instáveis. Quando caímos na armadilha de recompensar nosso mau humor ou depressão com a compulsão alimentar, sem querer caímos na armadilha do vício por comida, ao ponto de nos sentirmos deprimidos quando deixamos de ingerir esses alimentos, criando um caminho para a obesidade.

       O sistema endócrino

      Os hormônios da tireoide desempenham um papel crítico no metabolismo de uma pessoa. Em regra, um sistema endócrino forte significa uma alta taxa metabólica. Portanto, os indivíduos que têm um sistema endócrino enfraquecido são mais suscetíveis a desenvolver obesidade.

      O problema com as calorias

      As calorias são as unidades básicas que quantificam a energia nos alimentos que consumimos. Um homem saudável precisa de uma dose diária de cerca de 2.500 calorias para funcionar bem, e uma mulher, de 2.000 calorias.

      Esse parâmetro calórico deve ser obtido através do consumo de diversos alimentos que contenham sais minerais, vitaminas, antioxidantes, fibras, e outros elementos importantes, e isso não é difícil de conseguir, se você aderir a uma “dieta tradicional” das antigas.

      Mas o desafio é que atualmente temos muitos alimentos muito calóricos, e que mesmo assim não nos saciam! Por exemplo, batatas fritas, milkshake, e hambúrguer correspondem a quase 2.000 calorias! Veja como é fácil ultrapassar nossos limites calóricos pela ingestão desse tipo de alimento.

      Quando consumimos mais calorias do que queimamos, nossos corpos armazenam as calorias na forma de gordura, e esse processo se repete sempre e sempre. A gordura possui um efeito composto que leva ao ganho de peso.

      A única forma de estabilizar o seu peso é através do balanceamento da energia que você consome com a energia que você gasta. Mas para algumas pessoas que sofrem com a obesidade, se quiserem ter um peso normal, precisam criar um déficit calórico, e o jejum é o meio seguro para criar esse déficit.

      Além da preocupação com sua ingestão de calorias, você também precisa considerar a melhoria do seu sistema endócrino e a eficiência tanto dos rins quanto fígado, pois eles têm um impacto direto na forma como seu corpo queima calorias. Sempre que você comprar alimentos, procure saber a quantidade de calorias neles e como eles se moldarão as suas necessidades calóricas diárias.

      A dieta americana

      Em uma pesquisa sobre estilo de vida em 2016, a maioria dos americanos admitiram que não é fácil manter uma dieta limpa e saudável. Isso não é surpresa, especialmente quando você considera o fato de que em média os americanos consomem mais de 9 quilos de adoçantes por ano. O excesso de açúcar e gordura na dieta americana é a principal causa da obesidade naquele país. Há muito que as doenças causadas pela obesidade dispararam em nossos lares. O que temos agora é uma crise. Mas vamos descobrir os tipos de alimentos que os americanos gostam de consumir (somos grandes consumistas, e isso não é segredo).

      Como um país que reúne culturas de várias partes do mundo, é um tanto difícil dizer exatamente quais são os alimentos favoritos dos americanos. Mas o Departamento de Agricultura dos Estados Unidos pode lançar alguma luz sobre isso. Ele listou sobremesas, pães, frango, refrigerantes e álcool como as cinco maiores fontes de calorias entre os americanos. Como você pode perceber, a ingestão de açúcar é tremendamente alta. Curiosamente, o mesmo departamento também notou que as frutas não caem no gosto dos americanos.

СКАЧАТЬ