13 eu tinha muito que escrever; mas não quero escrever – te com tinta e cana.
14 espero ver-te em breve, e falar de boca em boca. (Nos vemos em breve).
15 paz para você. Os amigos te saúdam; saúda os amigos pelo nome. Amém. (Saudação. Amém (do heb. “Seja verdade, seja verdade”. A mensagem Data do final do século I. A terceira epístola conciliar de João foi escrita a Caio, o coríntio, mencionado em Romanos 16:23 e Coríntios 1 Coríntios 1: 14.).
7. Epístola de São Judas
Capítulo 1
1 Judas, servo de Jesus Cristo, irmão de Tiago, chamado, que foi santificado por Deus Pai e salvo por Jesus Cristo: (o autor da epístola escreve que ele é Judas, servo de Jesus Cristo e irmão de Tiago, “chamado, que foi santificado por Deus Pai e salvo por Jesus Cristo”).
2 graça a vós, paz e amor sejam multiplicados. (Saudação).
3 amados! tendo todo o cuidado de vos escrever sobre a salvação comum, julguei necessário escrever – vos uma exortação: lutai pela fé que uma vez foi entregue aos santos. (Necessidade de salvação).
4 Porque se infiltraram alguns homens, desde a antiguidade destinados a esta condenação, ímpios, que convertem a graça de nosso Deus em devassidão, e rejeitam o único Senhor de Deus e nosso Senhor Jesus Cristo. (Algumas pessoas” ruins “” se infiltraram”, levam uma vida lasciva e rejeitam Javé e Jesus Cristo.)
5 quero lembrar-vos, que já sabeis isto, que o Senhor, livrando o povo da terra do Egito, destruiu depois os que não creram.
6 e os anjos que não guardaram a sua dignidade, mas deixaram a sua habitação, guardará em prisões eternas, debaixo das trevas, para o juízo do grande dia. (Os anjos também se comportaram de maneira"errada”).
7 como Sodoma e Gomorra, e as cidades circunvizinhas, que se prostituíam como elas, e seguiam outra carne, sendo submetidas à pena do fogo eterno, são por exemplo.
8 Assim será também com estes sonhadores, que profanam a carne, rejeitam as autoridades e blasfemam das altas autoridades. (A promessa de todos os infortúnios aos pecadores).
9 Quando Miguel, o Arcanjo, falou com o diabo, discutindo a respeito do corpo de Moisés, não ousou proferir juízo contra ele, mas disse: o Senhor te repreenda. (Arcanjos, anjos, demônios, Javé. Jesus Cristo e outros personagens” mágicos” se comportam como pessoas, eles são pessoas – personificações desses personagens).
10 mas estes blasfemam o que não sabem; mas o que sabem por natureza, como os animais sem palavras, assim se corrompem a si mesmos. (Analogias, comparações).
11 Ai deles, porque andam no caminho de Caim, e se entregam ao engano do salário, como Balaão, e perecem com perseverança, como Corá. (Referências à história do Antigo Testamento. O autor da carta adverte os leitores a serem cautelosos com as pessoas que pregam falsos ensinos, penetrando nas fileiras dos cristãos. O autor acredita que aqueles que continuam a aderir aos ensinamentos dos primeiros cristãos também professam falsos ensinamentos).
12 estes se escandalizam nas vossas festas de amor; quando se comem convosco, não têm medo. São as nuvens anidras carregadas pelo vento; as árvores de outono, estéreis, duas vezes mortas, arrancadas (analogias, comparações).
13 ondas ferozes do mar, espumando as suas vergonhas; estrelas errantes, para as quais se guarda a escuridão das trevas para sempre. (Analogias, comparações).
14 a respeito deles profetizou Enoque, o sétimo desde Adão, dizendo: Eis que o Senhor vem com as trevas dos seus santos anjos.
15 e fazer juízo sobre todos, e repreender entre eles todos os ímpios, em todas as obras que a sua impiedade produziu, e em todas as palavras cruéis que os ímpios pecadores proferiram contra ele. (Necessidade do “terrível julgamento de Deus”).
16 estes são murmuradores, que em nada se contentam, que andam segundo as suas concupiscências; os seus lábios proferem palavras enganosas; fazem acepção de pessoas para a avareza. (Condenando os murmuradores “errados”, aqueles que levantam murmurações).
17 Mas vós, amados, lembrai-vos do que foi predito pelos apóstolos de nosso Senhor Jesus Cristo. (É necessário lembrar a predição dos apóstolos, de “nosso Senhor Jesus Cristo”).
18 disseram-vos eles que nos últimos tempos haveriam escarnecedores, andando segundo as suas perversas concupiscências. (É necessário lutar contra os ímpios).
19 estes são os que se separam, os que têm alma, os que não têm o espírito. (É necessário lutar contra os ímpios).
20 Mas vós, amados, edificando – vos sobre a vossa santíssima fé, orando pelo Espírito Santo,
21 conservai-vos no amor de Deus, esperando a misericórdia de nosso Senhor Jesus Cristo, para a vida eterna. (É necessário permanecer no amor, isto é, ser gentil e obediente, Jesus concederá misericórdia e você viverá para sempre).
22 e seja misericordioso com alguns, com consideração (aqueles que se comportam “corretamente”, trate-os com misericórdia).
23 mas salvai os outros pelo temor, arrancando-os do fogo; repreendei-os com temor, abominando até a roupa que está contaminada pela carne. (Quem se comporta “mal”, então"repreenda com temor”).
24 Mas aquele que é poderoso para vos guardar da queda, e para vos pôr irrepreensíveis em alegria diante da sua glória, (então tudo vai ficar bem).
25 Ao único Deus sábio, nosso Salvador, por Jesus Cristo Nosso Senhor, glória e majestade, poder e autoridade, antes de todos os séculos, agora e para sempre. Amém. (Louvado Seja Jesus Cristo. Amém (do heb. “Seja verdade, seja verdade”. A mensagem Data do final do século I. Judas é um dos livros do Novo Testamento, escrito por Judas, irmão de Jacó, provavelmente irmão de Jesus Cristo (Mc 6: 3). A Epístola consiste em um único capítulo e foi escrita com o objetivo de fortalecer na fé os cristãos que são forçados a se opor a vários falsos ensinos).
As Epístolas Paulinas
8. Epístola aos romanos de São Paulo
Capítulo 1
1 Paulo, servo de Jesus Cristo, chamado apóstolo, escolhido para o evangelho de Deus, (Apóstolos (escravos de Jesus Cristo, o cristianismo é criado em uma sociedade escravista, necessariamente referências à “eleição” e “vocação”, “evangelho de Deus” – a pregação de uma nova religião), isto é, “mensageiros” eram chamados nas comunidades cristãs nascentes de delegados trocados por centros cristãos individuais (do grego. “apostello” – “eu envio”). Muitas vezes profetizavam em êxtase, falando “pela boca do próprio Deus” ou de seu Messias (deus-filho) Cristo, como se o tivessem visto em suas visões. Paulo é o” super-vinte” apóstolo-um cidadão romano de Tarso (Cilícia, na época província romana, Paul – paulus (lat. (“pequeno”, de acordo com uma versão, era de baixa estatura), o nome original Saulo; de origem – СКАЧАТЬ