Resumo Estendido: O Caminho Para O Caráter (The Road To Character) - Baseado No Livro De David Brooks. Mentors Library
Чтение книги онлайн.

Читать онлайн книгу Resumo Estendido: O Caminho Para O Caráter (The Road To Character) - Baseado No Livro De David Brooks - Mentors Library страница 1

СКАЧАТЬ NDIDO

      O CAMINHO PARA O CARÁTER

      (THE ROAD TO CHARACTER)

      BASEADO NO LIVRO DE

      DAVID BROOKS

      -

      RESUMO ESCRITO POR

      MENTORS LIBRARY

      CONTEUDO

       INTRODUÇÃO

      -

       CAPÍTULO 01: Por Que O Fato De O Sucesso Ser Mais Importante Do Que A Virtude É Um Erro Do Mundo Moderno?

       CAPÍTULO 02: O Que É Ecologia Moral?

       CAPÍTULO 03: Como A Noção De "Caráter" Mudou Na Sociedade De Hoje, E Por Que Não Podemos Mais Distinguir O Certo Do Errado?

       CAPÍTULO 04: Como Podemos Recuperar Nosso Senso De Caráter?

       CAPÍTULO 05: Como Exercer A Vocação Correta Por Meio Da Autodisciplina E Da Moderação?

       CAPÍTULO 06: Por Que Temos Que Nos Libertar Do Orgulho E, Em Contraste, Encontrar O Amor?

       CAPÍTULO 07: Por Que O Autocontrole É Uma Ilusão E Como Podemos Evitá-Lo?

      -

       SOBRE DAVID BROOKS: O AUTOR DO LIVRO ORIGINAL

       SOBRE MENTORS LIBRARY

      -

       NOTA SOBRE O LIVRO

       REVISOES / AVALIAÇOES

       NOTA LEGAL

       DIREITOS AUTORAIS

      Tudo o que fazemos ou dizemos (até mesmo nossa comida) gira em torno de nosso egocentrismo, algo que pode parecer muito natural. As redes sociais refletem o nosso estado atual como sociedade, que tem a ver com o culto de si mesmo através das notícias do Facebook e do Twitter: Selfies por toda parte, reclamações sobre temas ridículos ou menores, etc. Como se fôssemos o centro do universo e cada palavra ou imagem nossa valesse ouro.

      Esta leitura tem o objetivo de nos ajudar a recuperar virtudes como compaixão, coragem, integridade e dedicação, descrevendo como a ênfase no sucesso, riqueza e status ofusca os valores pessoais e as lutas internas.

      A sociedade antes valorizava pessoas que personificavam as virtudes da honestidade, humildade e lealdade, aquelas que não serviam para se promover como diferente ou como algo significativo no mundo. Portanto, para voltar a uma época em que as nobres qualidades da sociedade garantiam que todos fôssemos valorizados igualmente, temos que dar alguns passos para trás.

      Para entender melhor como fazer isso, devemos pensar que cada indivíduo consiste em dois estilos de personalidade conflitantes, que chamaremos de Adão.

      As pessoas tendem a um ou outro tipo, dependendo da cultura prevalecente da sociedade em que se encontram. O tipo Adão I é uma personalidade em uma cultura obcecada pelo sucesso e que se expressa externamente, com grande conforto. Ele é alguém que deseja um status social como o de uma celebridade.

      O estilo Adão II é introvertido, pelo contrário; a sociedade de hoje nada tem a ver com ele. Tem uma moral forte e aspira a melhorá-la ainda mais, por isso é a essência do que torna uma pessoa “humana” através de qualidades como os valores pessoais já indicados.

      Apenas pouco mais de 40% dos estudantes do primeiro ano em 1966 afirmavam que a riqueza era uma meta importante na vida. Em 1990, esse número havia aumentado para 74%. Até 80% em 1977 disseram que buscavam uma filosofia de vida positiva, mas agora menos da metade diz que buscam o mesmo objetivo.

      A sociedade moderna insiste em reduzir os valores e habilidades de um indivíduo às necessidades do mercado de trabalho; somente bons vendedores ou aqueles com a habilidade de selecionar produtos populares são valiosos. Estes são classificados como Adão I. A sociedade moderna tende a se concentrar mais no desenvolvimento profissional e na busca de dinheiro e prosperidade do que no autodesenvolvimento e na promoção do caráter.

      A crença de que você pode alcançar qualquer coisa que planeje significa que cada situação facilmente se reduz a uma equação simplista de custo-oportunidade. Como resultado, não investimos mais em coisas por respeito ou devoção como grupo, mas apenas para subir na escala social. Em outras palavras, nossas vidas giram em torno de como fazemos isso, e não por que fazemos isso.

      As características do Adão I abrangem aspectos importantes de nossas vidas, incluindo a maneira como criamos nossos filhos. As famílias não estão interessadas em que seus filhos sejam pessoas equilibradas, mas, em vez disso, incentivam eles a aprenderem habilidades que parecem boas em um currículo. É por isso que as crianças de hoje são continuamente celebradas e informadas de como são únicas, enquanto se aprimoram com uma educação particular projetada para levá-las à grandeza.

      A pressão competitiva resultou no Adão I tirando a maior parte da energia das pessoas, deixando pouco tempo e atenção disponível para o desenvolvimento das virtudes do Adão II. É necessário chegar a um compromisso entre as características do Adão I e Adão II, não importa o quão longe esteja do que a sociedade atual promove.

      Конец ознакомительного фрагмента.

      Текст предоставлен ООО «ЛитРес».

      Прочитайте эту книгу целиком, купив полную легальную версию на ЛитРес.

      Безопасно оплатить книгу можно банковской картой Visa, СКАЧАТЬ