Como Concretizar Facilmente Qualquer Desejo. Berardino Nardella
Чтение книги онлайн.

Читать онлайн книгу Como Concretizar Facilmente Qualquer Desejo - Berardino Nardella страница 3

Название: Como Concretizar Facilmente Qualquer Desejo

Автор: Berardino Nardella

Издательство: Tektime S.r.l.s.

Жанр: Личностный рост

Серия:

isbn: 9788885356252

isbn:

СКАЧАТЬ

      

      Desejar, o que significa?

      

      

      

      

      

      

      Nos dicionários italianos, encontramos definições como: muita vontade de ter ou fazer algo que traz prazer e satisfação, sentimento da falta de uma coisa necessária para o nosso interesse físico ou espiritual, sentimento intenso que leva a querer a posse, a obtenção ou a aplicação do quanto possa satisfazer uma própria necessidade física ou espiritual, sentimento de busca apaixonada ou de espera da posse, da obtenção ou aplicação daquilo que é considerado adequado às próprias exigências ou aos próprios gostos, desejos, necessidade.

      

      

      

      

      

      

      

      

      

      

      

      

      Assim sendo, desejar é uma tensão direta para se alcançar o objeto de desejo e se este ímpeto chega ao seu objetivo, consegue um sentido de satisfação e gratificação, de outro modo, podem surgir sentimentos de dor e frustração.

      

      

      

      

      Mas de onde nasce o desejo? O que é exatamente?

      

      

      

      

      A etimologia do termo desejar é, mais do que tudo, interessante e como geralmente acontece para estes significados, revela seu sentido profundo.

      

      

      

      

      A palavra desejo, do latim, é formada pela partícula de- e pelo substantivo -sidera; de- pode ter um valor subtrativo, de afastamento, de ausência, enquanto -sidera é o plural de sidus, ou seja, estrela.

      

      

      

      

      

      

      Poderemos dizer então que desejo significa 'parar de ver as estrelas' ou ‘constatar a ausência de estrelas’.

      

      

      

      

      O desejo, deste modo, é ausência de estrelas, ausência de uma direção o que leva inexoravelmente a nos sentir perdidos, desorientados e, provavelmente, angustiados.

      

      

      

      

      Por isso, o desejo tem em si uma quantidade de dor porque nasce de 'uma ausência' e a dimensão desta ausência determina o alcance desta dor.

      

      

      

      

      Deste modo, o desejo assume a esperança, um ímpeto na direção do que consideramos ausente e sentimos, em vez disso, querer presente para nós na nossa vida, assim, não só a ausência, mas também a presença que faz parte do desejo.

      

      

      

      

      

      

      

      

      De fato, a partícula de- tem ainda um valor intensivo, de-sejar, pode querer dizer também 'olhar as estrelas com atenção', com intensidade, aguardando e esperando algo.

      

      

      

      

      Desde sempre, os homens sabem ou acreditam estar sob o influxo de algum poder transcendental, divino, aquele das estrelas, crença que ainda hoje, verdadeira ou não (porém aqui não trataremos porque sai do tema), existe, há quem acredita no horóscopo e pensa que o caráter e as inclinações de uma pessoa dependem das constelações.

      

      

      

      

      

      

      

      

      

      

      

      

      O Dicionário etimológico da língua italiana (DELI) diz que, como significado literal originário da palavra, “parar de contemplar as estrelas com a finalidade de desejar algo”, para Pianigiani “retirar o olhar das estrelas por defeito de desejo" e, deste modo, de bons presságios, a etimologia sugerida por Cardinali Borrelli: de “de-sum”, sem, desnecessário.

      

      

      

      

      

      

      Os “desiderantes” eram os soldados que esperavam os companheiros que ainda não tinham voltado ao acampamento depois do combate.

СКАЧАТЬ