Название: Os jesuitas e o ensino
Автор: Calógeras João Pandiá
Издательство: Public Domain
Жанр: Историческая литература
isbn:
isbn:
Era ainda o jansenismo, que os jesuitas haviam perseguido por suas sympathias augustinianas e pêla grande acceitação encontrada nas espheras mais cultas e mais altas da sociedade francesa; era o jansenismo que, por intermedio de Pascal e de Port-Royal, lhes perturbava a vida com fundadas e terriveis criticas moraes e religiosas.
Por mais que a Curia lhes viesse em auxilio, e embora a bulla Unigenitus censurasse officialmente a nova philosophia religiosa, ficou o fermento da analyse, e, em segrêdo, nas almas mais elevadas, um espirito novo ia formulando novas exigencias de vida em uma doutrina que a Companhia porfiava por manter immutavel, rigida e hieraticamente amortalhada nos actos Tridentinos. E era logico e inevitavel assim procedesse, tal a fatalidade de origem e de missão da milicia pontificia creada por Ignacio.
Por sua vez, o influxo protestante, tão cruelmente combatido pela Egreja militante, vingava-se, pondo em confronto seus methodos de ensino e suas possibilidades philosophicas com a escola, já em franca decadencia, dos jesuitas, e a paralysação intellectual decorrente de sua pedagogia.
A par do declinio da Ordem, exaggerando vicios e falhas consecutivos ao abandono da primitiva Regra, alçava-se e fructificava o espirito analytico progressivamente predominante nos meios cultos. E, dentro em pouco, somente o rei e algumas altas auctoridades ecclesiasticas defendiam os jesuitas, formidavelmente guerreados pelos mais puros representantes da intellectualidade e dos sentimentos religiosos da França.
Que uma causa geral – a decadencia do Instituto pelo desrespeito ás Constituições de Loyola – agia para precipitar a crise, nenhuma duvida pode suscitar, pois queixas identicas, exprobações eguaes se faziam ouvir em todos os países.
Não foi a França quem primeiro supprimiu a Ordem, em suas fronteiras: foi Portugal em 1759. Mas, em menos de dez annos, a medida se tinha generalisado, e de todos os governos tinham emanado os actos de expulsão nos respectivos territorios: em 1763, em França, após o escandaloso processo Lavalette, que foi o processo da Ordem, a vingança do Parlamento, da Universidade e de Port-Royal; em 1767, na Hespanha, em Napoles e na Sicilia; em 1768, em Parma e Malta.
Culminou a reacção com o breve de 1773, de Clemente XIV, deferindo as reclamações de todos os Bourbons – de França, Hespanha e Sicilia – e ordenando a completa e total suppressão da Companhia de Jesus.
Nos países acatholicos, na Prussia e na Russia, junto aos principes mais louvados pelos philosophos, Frederico e Catharina, os jesuitas encontraram abrigo contra a intolerancia, reinante nos arraiaes de seus adversarios. Assim mesmo, pouco durou a protecção prussiana, pois em 1776 tiveram de abandonar aquelle Estado e de refugiar-se na Russia, onde aguardaram sua reorganisação e seu restabelecimento.
II
Criticas contra os jesuitas. Decadencia. Reorganização
Era immenso o acervo de serviços prestados pelos jesuistas ao Catholicismo, fôssem quaes fôssem os desvios posteriores.
A missão exterior tinha fundado imperios nas reducções paraguayas, estabelecido colonias christãs no Congo africano, onde Livingstone achou tribus que delles tinham apprendido a ler e a escrever. Na selva amazonica, no extremo-oriente, nos grandes lagos canadenses, na India central, na Malasia, em toda parte a roupeta do jesuita testimunhava o ardor apostolico da Ordem e seu incansavel zêlo na lucta contra os infiéis.
A missão interior reconquistara para a orthodoxia mais de metade dos países já dominados pêla Reforma. A França permaneceu a filha primogenita da Egreja, e coroou seu esfôrço anti-protestante pêla revogação do edito de Nantes, em 1685. A Allemanha e a Austria, de quasi inteiramente adhesas a Luther e Melanchton, dividiram a meio os territorios confissionaes. Na Italia, toda heresia pereceu. E em todos esses logares, os grandes triumphadores foram os jesuitas, e a elles se deve a reintegração no gremio da fé das regiões contaminadas.
Á Egreja prestavam o incomparavel auxilio de sua voz e de seu esforço incessante, com o fito de lhe manter com inteira pureza, nas grandes Assembléas do Catholicismo, seu duplice caracteristico essencial de doutrina fundada na revelação e na auctoridade, livrando-a do virus dissolvente e lethal do parlamentarismo conciliario.
Ao espirito humano permittiram, pêla resistencia victoriosa ás tendencias fragmentadoras da Reforma, evoluir e crescer em um ambiente regido pêla disciplina mental, impedindo assim disseminação improficua pêlas innumeras orientações individuaes, incapazes, naquella phase historica, de produzir o esfôrço collectivo necessario ao progresso ascensional da humanidade.
Deante de tão grande benemerencia para a Egreja, e tambem para o pensamento social, como explicar os odios, leigos e religiosos, que a Companhia desperta, a ponto de seu nome ser correntemente usado como synonymo de hypocrisia, astucia malfazeja, ganancia e falta de escrupulos?
Pôsto de lado o fructo da campanha de malquerença das Ordens mais antigas, supplantadas pelos jesuitas, persiste ainda a formidavel mole de accusações movidas por seus adversarios, philosophos e protestantes, governantes e governados, clero e povo. Cedo teve inicio a grita, e foi-se repetindo e propagando, hauridas as censuras principalmente no immortal pamphleto das Provinciales, de Pascal, nos Extraits des assertions publicados pêlo Parlamento de Paris por occasião do processo Lavalette, no Discursus de erroribus qui in forma gubernationis Societatis Jesu occurrunt do celebre Mariana, e na audaciosa fabula das falsas Monita Secreta. Citadas taes fontes, de parcialidade absoluta contra as regras de Santo Ignacio, é obvia a suspeição das criticas que nellas encontram assento.
Ha, em Pascal, a par de insufficiente conhecimento das Constitutiones, intuição admiravel de certas tendencias da Companhia. A sua obra, entretanto, reçuma por demais o mal contido rancor do jansenista perseguido, e a lucta de Port-Royal contra a orthodoxia official.
As Assertions são verdadeira obra de má fé. A longa hostilidade com a Companhia permittiu á magistratura de França enxergar nos abusos do padre Lavalette, na Martinica, uma occasião de se vingar da Ordem, aproveitada com pouca lealdade. As respostas dos jesuitas, mostrando a improcedencia, a inexactidão dos assertos da publicação parlamentar, enfraqueceram, quasi annullaram o valor do libello.
O livro do padre Mariana, que não ousou publicá-lo em vida, é o reflexo do espirito particularista das provincias ibericas, especialmente da Hespanha, quando esta, descontente com a eleição de Aquaviva para Geral de uma Ordem até então preponderantemente hespanhola, quis attenuar a auctoridade incontrastada do superior e dar certa autonomia ás circumscripções nacionaes. Para isso, teve de escrever o processo accusatorio da concentração de toda a vida no cabeça da Companhia, e a regra de fiscalisação mutua, descambando na delação constante, vigente entre seus membros.
O caso das Monita Secreta é de audacia inaudita. Quiseram os adversarios da Sociedade de Jesus attribuir seus triumphos e seu enriquecimento a uma regra secreta, que se contrapunha ao admiravel Institutum Societatis Jesu, e em virtude da qual se tornava conducta commum ou normal exactamente o que mais se exprobava, como abuso e crime, a seus membros. Ora, uma associação de poderes concentrados como essa, uma monarchia dirigida pelos conceitos de um homem só, na phrase de Gregorio XIV, sociedade cuja fôrça residia na permanencia immutavel das regras dadas pêlo Fundador, não precisava de doutrina secreta; antes soffreria com o conflicto fatal entre a massa dos fiéis do credo publico e o pugillo de iniciados na norma esoterica.
Конец ознакомительного фрагмента.
Текст СКАЧАТЬ